Quem Somos

A 1ª Grande Guerra deixara problemas e traumas de toda a ordem para os habitantes de toda Europa. Para muitos não sobrou sequer a vida; para outros, quase nada do que possuíam; e, para alguns, só restou mesmo a esperança. Muitos destes escolheram o Brasil, o país do futuro, para realizar seus sonhos.

Esse foi o destino e a opção de um jovem espanhol, Miguel Sábio de Mello. Chegou com sua fé e persistência, desempenhou as mais humildes e árduas tarefas como colono, até que, em 1926, abriu uma modesta oficina de conserto de calçados em Franca / SP, lançando assim o embrião da Samello.

Com o real propósito de progredir o fundador não media esforços para criar uma imagem de alta qualidade para seus produtos. Em 1934, o aprendiz de sapateiro mecanizava sua pequena indústria e começava a formar uma elite de profissionais e artesões preocupada com a qualidade e o conforto dos produtos, trazendo um refinamento nos acabamentos, características típicas dos sapatos Samello.

Mais tarde na década de 40, com base em pesquisas feitas nos Estados Unidos a indústria decide investir no lançamento do "mocassim genuíno" no Brasil.

Foi uma grande revolução no setor, pois os calçados duros e pesados passaram a ser substituídos pelos flexíveis mocassins que ofereciam grande conforto aos pés dos consumidores.

Observando a necessidade de novas expansões em meados dos anos 50, Wilson Sábio de Melo, filho primogênito de Miguel, busca novamente nos Estados Unidos um projeto arquitetônico moderno e integrado com os últimos avanços tecnológicos da época que resultaria na sede atual da empresa, ponto referencial da cidade de Franca.

Neste momento, com as instalações da empresa estabilizadas, a Samello percebeu a oportunidade de ir além e se lançar ao competitivo mercado internacional. Entre 1960 e 1980, os EUA e Canadá começaram a conhecer a marca e seus produtos: couros de primeira qualidade, costurados à mão, antenados com as tendências da moda.

Foi uma tarefa árdua, mas a qualidade dos calçados Samello acabou por conquistar as vitrines de mercados consagrados da moda: Itália, Alemanha, França, Japão, Inglaterra e as exigentes grifes internacionais como Gucci, Cole Haan, Hugo Boss, Polo Ralph Lauren, entre outras, chegando a absorver 80% da produção da indústria.

Entre estas décadas, dois grandes lançamentos inéditos da Samello marcam o mercado nacional, os Drivers nos anos 70 e os Docksides nos anos 80, sucessos absolutos de venda.

No final da década de 90, continuando até os dias de hoje, outro projeto de grande porte foi iniciado, o sistema de Franquias Samello, que visa melhorar o acesso do público aos produtos da empresa e proporcionar um elevado padrão de atendimento, a altura de seus clientes.

O pioneirismo sempre foi uma característica marcante da Samello e imprimir uma identidade própria funcionando como referência para o setor em que atua, é uma constante para a empresa em todos os projetos que desenvolve. Com 90 anos de atividade, a Samello sempre se destaca entre as maiores e mais conceituadas marcas de calçados de qualidade do país.


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The 1st Great War left problems and traumas of all kinds to the European people. Forma many not even left the life; for others, almost nothing of what they had; and for some, only remained hope. Many of them have chosen Brazil, the country of the future to realize their dreams.

This was the destination and the choice of a youg Spaniard, Miguel Sábio de Mello. He arrived with his faith and persistence, played the most humble and arduous tasks as settler, and until that, in 1926, he has opened a modest shoes workshop in Franca (SP), thus laying the Samello´s embryo.

With the real purpose of progress, the founder spared no effort to create a high quality image of their products. In 1934, the shoemaker´s apprentice started to mechanize his small industry and beginning to form an elite of professionals and artisans concerned with the product´s quality and comfort, bringing a refinement on the process, as typical features of Samello´s shoes.

Later in the 40s, based on researches done in the United States, the company decides to invest in the launching of the "genuine mocassin" in Brazil.

It was a great revolution in the sector, because the hard and heavy shoes began to be replaced by flexible mocassins, offering great comfort to the comsumers feet.


Noting the need for futher expansions in the mid-50s, Wilso Sábio de Mello, eldest son of Miguel, searched again the United States a modern architectual design, integrated with the latest technological advances of the time, which hould result in the current headquarters of the company, point of reference in Franca City.

Now, with the company premises already stabilized, Samello saw the opportunity to go further and to invest on the competitive international market. Between 1960 and 1980, the United States and Canada began to know the brand and its products: high-grade leathers, hand-stitched, in tune with fashion trends.

It was an arduous task, but the quality of Samello´s shoes turned out to conquer the fashion showcases of established markets as: Germany, France, Japan, England and the demanded international brands like Gucci, Cole Haan, Polo Ralph Lauren, among others, coming to absorb 80% of the industrial production.

Among these decades, two large Samello´s unpublished releases mark the national market. The Drivers in the 70s and the Docksides in the 80s, absolute success of sale.

At the end of the 90s, continuing until the presente day, another large project was started, the system of Samello´s Franchises, which aims to improve the public access to the company´s products and providing a high standard of care up to their customers.


The pioneering spirit has always been a Samello´s hallmark and printing their own identity functioning as a reference for the sector in which it operates, is a constant for the company in all the projects it develops. With 90 years of activy, Samello always stands out amoung the largest and most respected brands of high quality shoes of the country.